O objetivo da parceria entre as entidades é compartilhar e discutir as medidas propostas no planejamento estratégico do setor para que o trade turístico possa utilizá-las no dia a dia e em ações futuras, levando em conta as potencialidades das doze regiões turísticas do estado. O planejamento estratégico do turismo de Santa Catarina propõe ações até 2022. A iniciativa busca a consolidação do estado como destino turístico inteligente, diante de um cenário em que os consumidores de turismo estão mais exigentes e conectados, tomando decisões com o auxílio de ferramentas on-line e com base na experiência e na recomendação de outras pessoas.
“A Fecomércio SC conta com uma série de pesquisas que trazem um diagnóstico do turismo no estado, com dados riquíssimos sobre os impactos do Verão (Litoral), Inverno e Festa do Pinhão (Serra), Oktoberfest e outros destinos (Vale do Itajaí), Festival de Dança (Norte) e Carnaval (Litoral e Meio-Oeste). Esses indicadores podem balizar as decisões do setor. Temos diversos destinos turísticos para explorar o ano todo e oxigenar nossa economia”, aponta João Moritz, presidente da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio SC.
Segundo a vice-presidente do Joinville Convention Bureau, Vanessa Venzke Falk, o planejamento é uma oportunidade de colocar o turismo em evidência, promovendo melhorias e tornando-o referência em todo o país, além de reconhecido internacionalmente. “Pela primeira vez, o turismo é visto como fator de desenvolvimento econômico por entidades de outros setores que acabam tendo transversalidade com este tipo de atividade. Agora cabe a nós fazer essa cobrança e trabalhar para obter melhores resultados”.
A rodada de palestras está prevista em outras dez cidades catarinenses. O cronograma em outubro segue em Balneário Camboriú (25.10), Jaraguá do Sul (26.10), Florianópolis (27.10) e São Joaquim (31.10).
Com informações da FECOMÉRCIO-SC/FIESC