Prêmio Juarez Machado de Turismo 2019 homenageia destaques no setor de eventos e negócios

Reconhecimento e homenagens marcaram a noite de terça-feira (26/11), no Prêmio Juarez Machado de Turismo 2019, que destacou os eventos e personalidades que mais contribuíram para o desenvolvimento do turismo de negócios e eventos de Joinville.

A solenidade, que teve como tema a alegria do circo, aconteceu na Expoville e reuniu autoridades, empresários, representantes do trade turístico de Joinville e região, imprensa, convidados, além de representantes das entidades e eventos homenageados.

Criado em 2018, pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, o Prêmio Juarez Machado de Turismo, deste ano, foi destinado a cinco categorias e teve como vencedores: o 22º Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura – CONBRAPI, categoria “Evento Indicação do Associado”; a 15ª Conferência Internacional da Associação Mundial de Fabricantes de Ferramentais – ISTMA 2017, vencedora da categoria “Evento Internacional”; o 16º Congresso Brasileiro do Sono, na categoria “Evento Nacional 2017”; a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), campeã da categoria “Evento Nacional 2018”; e Embaixadora de Eventos, Palova Santos Balzer, eleita a “Embaixadora Destaque”.

Juntos, os eventos premiados trouxeram para Joinville mais de 6,5 mil pessoas, entre congressistas, profissionais e organizadores e movimentaram mais de 9 milhões de reais.

Como resultados, além de impactar toda a cadeia turística, os eventos de nível nacional e internacional, ajudaram a consolidar a cidade como destino turístico de destaque na região Sul, ressaltando aspectos como infraestrutura para eventos, aeroporto próprio, localização privilegiada e fácil acesso rodoviário, ampla rede hoteleira e tarifas atrativas, diversidade gastronômica, atrativos culturais, belezas naturais e receptividade.

De acordo com a presidente do Joinville Convention, Vanessa Venzke Falk, o Prêmio Juarez Machado de Turismo 2019 é uma forma de incentivar e prestigiar instituições e personalidades que, muitas vezes anonimamente, contribuem significativamente para o desenvolvimento do turismo, fomentando a economia local e a sustentabilidade do setor.

“É um reconhecimento a todos que acreditam e confiam em Joinville como destino de sucesso para o seu evento. O que para nós, do Joinville Convention, é uma demonstração da qualidade dos serviços dos empreendedores associados, da infraestrutura da cidade, dos atrativos, do potencial econômico e de todos os aspectos que fazem o diferencial competitivo de Joinville”, afirmou Vanessa.

Premiações

A sessão de homenagens foi aberta com a premiação do 22º Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura – CONBRAPI, vencedor da categoria “Evento Indicação do Associado”.

O congresso aconteceu em maio de 2018, promovido pela Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA) e realizado pela Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e Associação de Apicultores e Meliponicultores de Joinville (APIVILLE).

O presidente da FAASC e presidente do CONBRAPI, Nésio Fernandes de Medeiros, dedicou a premiação às mais de cem pessoas que trabalharam na organização do congresso e às entidades que ajudaram a viabilizar o evento.

Destacou, ainda, a efetividade do trabalho do Joinville Convention que, segundo ele, foi fundamental para a realização do CONBRAPI na cidade.

“Foi muito bom trabalhar em Joinville, muito bom fazer esse evento. E que venha 2024”, declarou.

Na categoria “Evento Internacional”, o evento premiado foi a 15ª Conferência Internacional da Associação Mundial de Fabricantes de Ferramentais – ISTMA 2017, promovida pela Internacional Special Tooling and Machining Association – ISTMA, e realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais – ABINFER.

O prêmio foi recebido pelo presidente da ABINFER e também presidente da ISTMA 2017, Christian Dihlmann.

Mesmo não sendo amplamente conhecida internacionalmente, entre os pontos que contribuíram para que Joinville fosse escolhida como sede do evento vencedor, está o fato de ser a cidade brasileira com maior concentração de ferramentarias.

Para ele, a homenagem coroa o sucesso do evento, considerado por congressistas a melhor edição da história das Conferências Mundiais da entidade.

“A satisfação do público que veio para a ISTMA – 2017 foi tão grande, que acabaram ficando por quase dez dias em Joinville. Tivemos uma agenda bem carregada. O evento ficou e mudou a história da ISTMA”, comemorou.

Outro destaque da noite foi o 16º Congresso Brasileiro do Sono, vencedor da categoria “Evento Nacional 2017”, que é realizado pela Associação Brasileira do Sono, entidade que congrega a Associação Brasileira de Medicina do Sono e a Associação Brasileira de Odontologia do Sono.

Além de reforçar o trabalho do Joinville Convention na captação do evento para a cidade, o médico e presidente do evento, Jaime Matos Ferreira, destacou a tranquilidade que marcou a realização do evento.

E, emocionado, agradeceu: “À família, que nos bons momentos e, também nos não tão bons, sempre estão com a gente”.

Já na categoria “Evento Nacional 2018”, o prêmio foi para a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, realizada pela entidade que dá nome ao evento.

A homenagem foi recebida pelo vice-presidente da SBBq, Luiz Bezerra de Carvalho Júnior que lembrou a relevância da programação científica apresentada durante o evento, inclusive com a presença de especialistas renomados internacionalmente.

Aprovando a estrutura e os serviços encontrados na cidade, ele afirmou: “Certamente vocês têm alguém que pode defender a candidatura de Joinville para uma próxima edição do evento”.

Na categoria “Embaixador Destaque”, a campeã foi a química industrial e professora acadêmica, Palova Santos Balzer.

Nos últimos quinze anos, em parceria com diversas instituições de Joinville e região, a Embaixadora de Eventos vem atuando na organização e busca de parceiros para a realização de mais de 30 eventos, entre eles congressos, seminários, encontros em diversas áreas do conhecimento, com foco em gestão e engenharia.

Segundo a professora Palova, atuar na captação de eventos é uma forma de propiciar à comunidade da região a possibilidade de troca de experiências e conhecimento com especialistas de diferentes áreas, além de compartilhar as belezas e infraestrutura da cidade.

Emocionada, a homenageada destacou a importância dos inúmeros profissionais e entidades que acompanham a sua trajetória e que ajudam a viabilizar projetos e eventos.

E finalizou: “Sou o resultado da confiança, da força e da dedicação de cada um de vocês. Tudo que fiz e que pretendo fazer é em prol do crescimento pessoal e profissional do próximo e de Joinville. E que venha o próximo congresso!”.

Os vencedores do Prêmio Juarez Machado de Turismo 2019 foram agraciados com uma obra criada exclusivamente para ocasião, pelo artista plástico Juarez Machado.

O evento teve a parceria de fornecedores e associados do Convention Bureau, Instituto Internacional Juarez Machado, Paleta Stands, Planeventos Eventos Corporativos, Expoville, Combray Gastronomia, Hubsul, Ilma Socha Decoração de Eventos e Locação de Peças, Congonhas Travel Lufthansa City Center, André Kopsch, Messe Brasil, Carlos Büst Produções, Bourbon Convention Hotel Joinville, Zeit Cervejaria, Da Mata Paisagismo, Minister, Santa Catarina Convention & Visitors Bureau e Unedestinos.

Fotos: André Kopsch

Saiba mais sobre os ganhadores do Prêmio Juarez Machado de Turismo 2019

CATEGORIA: “EVENTO” (votação dos associados do Joinville Covention)

Evento:

22º Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura – CONBRAPI

Presidente do Evento:

Nésio Fernandes de Medeiros, técnico agrícola e então presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC). Trabalhou na Epagri (1978 a 2014), foi diretor presidente das Centrais de Abastecimento de Santa Catarina (1991 a 1995) e chefe do Centro de Referência em Pesquisa Apícola – CEPEA.  Também foi presidente da FAASC – Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (2009 a 2018) e presidente da CSMEL – Câmara Setorial Nacional do Mel junto ao MAPA em Brasilia (2014 a 2016), além de 1º Vice-Presidente da CBA – Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (2014 a 2018).

Entidade realizadora:

Promovido pela Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA) e realizado pela Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e Associação de Apicultores e Meliponicultores de Joinville (APIVILLE).

O evento:

Realizado a cada dois anos, o 22º CONBRAPI – Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura foi realizado em Joinville de 16 a 19 de maio de 2018. Reuniu mais de 2.500 participantes de todos os estados brasileiros e de oito países entre apicultores, meliponicultores, estudantes, técnicos em apicultura e meliponicultura, pesquisadores apícolas e indústrias da cadeia produtiva apícola.

A articulação para este evento iniciou em 2013 e no ano seguinte após o aceito da FAASC, Joinville foi apresentada como candidata na 20ª edição do evento, realizada em 2014 em Belém do Pará. Em 2016, em Fortaleza, o Joinville Convention promoveu a realização da edição de 2018.

Porque Joinville:

O principal fator foi a motivação feita pelo Convention Bureau de Joinville, a flexibilidade na gestão técnica e econômica da Expoville e apoio da Prefeitura de Joinville.

A experiência:

“Foi muito bom fazer o evento em Joinville por ser uma cidade que oferece condições de hospedagem, transportes, alimentação e infraestrutura para realização de eventos. O apoio da associação de apicultores de Joinville, da EPAGRI regional, Convention Bureau de Joinville e Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville (SAMA), também foi decisivo para o sucesso do evento.

Pontos positivos da cidade como destino de eventos:

– Amplo centro de convenções, muito bem localizado e estruturado.

– Oferta de rede hoteleira.

– Três aeroportos próximos: Joinville, Navegantes e Curitiba.

O Joinville Convention:

“A atuação do CVB de Joinville foi muito importante, pois deu o suporte desde a captação até a realização do evento. Foi decisiva a motivação dada pelo Convention Bureau para a escolha do município sede do evento”, Nésio Fernandes de Medeiros.

CATEGORIA: “EVENTO INTERNACIONAL”

Evento:

15ª Conferência Internacional da Associação Mundial de Fabricantes de Ferramentais – ISTMA 2017

Presidente do Evento:

Christian Dihlmann, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (ABINFER).

Entidade realizadora:

Promovido pela Internacional Special Tooling and Machining Association – ISTMA, e realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (ABINFER).

O evento:

A 15ª Conferência da ISTMA, foi realizada de 28 a 30 de junho de 2017, em Joinville. O evento, realizado a cada três anos, é organizado pela ISTMA, entidade que representa a indústria mundial de ferramentais e usinagem,

O objetivo do ISTMA2017 foi propiciar ambiente favorável à consolidação do desenvolvimento do setor ferramenteiro nacional e internacional, implicando no crescimento e no fortalecimento da cadeia produtiva de ferramentais.

A 15ª ISTMA contou com sessões técnicas e palestras sobre as tendências de tecnologia e gestão de negócios, além do TFT 2017 – Towards the Future of Technology que teve foco na indústria 4.0 e visitas a ferramentarias da região de Joinville.

A programação teve a presença de 450 conferencistas e cerca de 1.500 participantes na feira realizada simultaneamente.  

Em paralelo à ISTMA 2017, foi realizado o 10º Encontro das Nacional de Ferramentarias; o 9º Encontro Brasileiro de Engenharia de Fabricação; a Mostra “Pensando a Escola do Futuro” e o Simpósio Indústria 4.0 – realizado em parceria com a VDI-Brasil.

Porque Joinville:

O processo de seleção da cidade anfitriã é regido por regulamento da entidade ISTMA e segue as seguintes etapas: abertura de inscrição para país sede, apresentação de projeto do evento, defesa das propostas em reunião da diretoria colegiada, votação da diretoria colegiada, anúncio do país selecionado. Na reunião de diretoria da ISTMA, imediatamente após a realização da 14ª Conferência Mundial – ISTMA 2014, que ocorreu na Cidade do Cabo, África do Sul, foi aberto o processo de inscrição.

A ABINFER inscreveu o Brasil em agosto de 2014. Fatores decisivos para a seleção:

– curiosidade dos membros da diretoria quanto a entender o momento do Brasil como país emergente;

– potencial de mercado do Brasil para o fornecimento de ferramentais à indústria nacional;

– Joinville: infraestrutura da cidade apresentada no projeto;

– Joinville: característica geográfica da região, propícia para negócios e eventos.

É importante destacar que a candidatura proposta pela ABINFER foi formalizada e aprovada em reunião de diretoria da ISTMA realizada em Chicago nos Estados Unidos, e contou com o apoio do Joinville CVB e da Embratur.

Joinville foi uma das seletas cidades do mundo que tiveram a oportunidade de sediar este evento. Em 2014, a sede foi Cidade do Cabo, na Àfrica do Sul, e em 2020, será a vez de Shangai, na China.

Em Joinville, o evento reuniu representantes de 15 países sendo eles Brasil, África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, China, EUA, Espanha, Eslovênia, Itália, Japão, Portugal, Rússia, Suíça e Turquia.

A experiência:

“A ISTMA 2017 foi realizada por equipe competente e teve o apoio de diversas entidades, com especial destaque ao Joinville Convention, que desde os primeiros encontros atuou com alta pró atividade em resolutividade das demandas.

O equipamento Expoville atendeu de forma completa todas as necessidades para realização de evento internacional desse porte. A rede hoteleira e de restaurantes cumpriu com maestria sua função.

O evento foi considerado por toda a diretoria da ISTMA, bem como por diversos congressistas, como edição histórica e a melhor edição da história das Conferências Mundiais”, Christian Dihlmann.

CATEGORIA: “EVENTO NACIONAL 2017”

Evento:

16º Congresso Brasileiro do Sono

Presidente do Evento:

Dr. Jaime Matos Ferreira, médico especialista em Pneumologia, pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia; especialista em sono, pela Associação Brasileira do sono.

Entidade realizadora:

Associação Brasileira do Sono, entidade que congrega a Associação Brasileira de Medicina do Sono e a Associação Brasileira de Odontologia do Sono.

O evento:

Realizado de 1º a 04 de novembro de 2017, reuniu cerca de 900 profissionais entre médicos especialistas em distúrbios do sono, além de psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, biólogos e técnicos em polissonografia.

Também estiveram presentes 110 professores, sendo 11 dele estrangeiros, expositores e organizadores.

Porque Joinville:

“Joinville foi apresentada como candidata na edição de 2013, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, disputávamos com as cidade de Bonito (MS) e  Foz do Iguaçú (PR). Para nossa surpresa, os votos conquistados por Joinville superaram a soma dos dois concorrentes. Temos condições de realizar quaisquer eventos, com condições excepcionais e capacidade de acolhimento fantástica”, Jaime de matos Ferreira.

CATEGORIA: “EVENTO NACIONAL 2018”

Evento:

47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)

Representantes do Evento:

Luiz Bezerra de Carvalho Junior – Vice-presidente da SBBq

Entidade realizadora:

Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)

O evento:

A Reunião da SBBq acontece anualmente e percorre diversas cidades brasileiras. Em Joinville, o evento 903 participantes, entre professores, pesquisadores do ensino superior e médio, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da indústria química e farmacêutica.

Também houve a participação de mais de 200 representantes de empresas e entidades que expuseram seus produtos e serviços na feira anexa ao evento principal.

O Programa Científico Reunião Anual foi dividido em Simpósios, Conferências e Apresentação de Cartazes. Foram apresentados 744 cartazes, 2 Conferências plenárias, 9 Conferências, 24 Simpósios, dos quais 3 ministrados por estudantes de graduação, pós-graduação e recém doutores (Simpósio Jovem Cientista SBBq-Conesul).

Porque Joinville:

– Centros de Convenções Adequado

– Qualidade da rede hoteleira e tarifas atrativas

– Qualidade da rede de restaurantes

CATEGORIA: “EMBAIXADOR DESTAQUE”

Embaixadora Destaque:

Dra. Palova Santos Balzer

A Embaixadora:

Natural de Lages (SC), Palova Santos Balzer, é Bacharel em Química Industrial, pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, especialista em Metodologia do Ensino pelo IST, mestre em Engenharia de Materiais e Processos Avançados pela UDESC, e Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Tem experiência profissional na área de licenciatura e gestão acadêmica há mais de 23 anos, atuando como professora nos diferentes níveis de ensino. Foi coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação na área de Engenharia. Atuou também como gerente de ensino e Vice-reitora da Unisociesc.

Foi Diretora da Incubadora de Base Tecnológica de Joinville – Fundação Softville e Coordenadora Nacional do Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC), Rede Transformados Plásticos (RTP) por mais de cinco anos.

Tem experiência em Pesquisa e Extensão na área de Desenvolvimento de Produtos, Química, Ambiental e Materiais, além de trabalhos comunitários em várias regiões de Joinville.

Embaixadora de Eventos:

Nos últimos quinze anos, Palova Santos Blazer vem atuando em parceria com diversas instituições da região, na organização e busca de parceiros para realização de mais de 30 eventos, entre eles Congressos, Seminários, Encontros nas mais diversas áreas do Conhecimento, principalmente de Gestão e Engenharia.

Atualmente é Conselheira na Secretaria de Educação de Joinville, diretora da Techvini Serviços de Engenharia e sócia proprietária da empresa Aquainox.

Porque incentivar a captação de eventos para Joinville

“Esta foi uma forma de oportunizar à comunidade de Joinville e região, a possibilidade de estar com os principais representantes das diferentes áreas do conhecimento, como pesquisadores, líderes e empresas das áreas prospectadas, como Plásticos e Metais da área de Materiais, Inovação e Produção. Além de mostrar como a região de Joinville é bela e possui um ótimo turismo, principalmente o empresarial”, Palova Santos Balzer.

Principais articulações realizadas

As principais articulações são com as empresas, associações de classe, pesquisadores e profissionais das diferentes áreas de conhecimento, principalmente na área de ciência e engenharia. Destaque para Associações Brasileiras como ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção); ABPol (Associação Brasileira de Polímeros); ABM (Associação Brasileira de Metais e Materiais); ABENGE (Associação Brasileira de Ensino de Engenharia); ABIMaq; entre outras.

Nos últimos anos, trabalhou em parceria com Convention e Instituições de Joinville, na captação de congressos como CBECiMat (Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais) que foi realizado no ano de 2012, no Centreventos; o Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), ocorrido em 2017 na Expoville; o COBENGE 2017 que é o Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, na Expoville, estes com mais de 2000 participantes.

Entre os mais de 30 eventos em que esteve presente na organização, em Joinville, destacam-se o CIKI (Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação); Conferência Municipal da Saúde, Expoinovação, Congresso de Inovação Tecnológica nas áreas de Plásticos, Fundição e Mecânica; Simpósio Latino Americano de Polímeros; Congresso de Engenharia de Produção (CONEPRO Sul); Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção.

Atuou, ainda, na organização e prospecção de Semanas Tecnológicas, Simpósios e diversos Seminários em diferentes áreas do Conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *