Joinville Convention encerra gestão com fortalecimento e mais eventos para a cidade

convention

Campanha Room Tax, Prêmio Juarez Machado de Turismo, captação efetiva e relacionamento com associados projetaram a entidade e impulsionaram o setor de eventos da cidade

No final deste mês, o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau encerra a gestão 2019/2020 e se prepara para eleger nova diretoria.

À frente da entidade por dois mandatos consecutivos, a presidente Vanessa Venzke Falk imprimiu em sua gestão o seu conhecimento técnico como turismóloga e sua expertise na área comercial de eventos.

O trabalho em parceria com a equipe do Convention, trouxe resultados positivos: “Aumentamos a captação de eventos para a cidade, capacitamos nossos associados em relação a atendimento, projetamos e promovemos Joinville como destino de eventos em âmbitos nacional e internacional, inovamos nosso site, desenvolvemos material para ações de captação, criamos e fortalecemos a nova marca da entidade, estreitamos o relacionamentos com grandes players do turismo nacional, como por exemplo a operadora CVC; ampliamos a sustentabilidade financeira da entidade e também o número de associados”, relaciona a presidente.

Para Vanessa, as conquistas refletem a maturidade que Joinville apresenta para o turismo de eventos, aliada ao trabalho inovador e estratégico desenvolvido pelo Convention.

“Joinville tem grande potencial e capacidade para atender mais eventos. Também temos potencial para nos fortalecermos como destino de lazer, principalmente pelo fato de estarmos próximos da serra e do mar, o que permite diversificação da oferta turística”, considera.

Sobre a credibilidade conquistada pelo Convention, a presidente ressalta: “Uma entidade só se fortalece quando os associados percebem a sua importância. Os eventos captados e as diversas ações realizadas pela nossa associação, se constituem em resultados diretos para o nosso associado”.

Ação e inovação

O balanço do trabalho realizado pelo Joinville Convention ao longo dos dois últimos anos mostra, além de planejamento estratégico, dinamismo e ações práticas voltadas tanto ao crescimento da entidade como, também, ao reconhecimento dos seus associados e à consolidação da cidade como destino de eventos e lazer.

Em uma das principais iniciativas implementadas no período, está a Campanha de Incentivo à Arrecadação da Room Tax, lançada em março de 2018, com o objetivo de aumentar a arrecadação da contribuição espontânea repassada pelos hotéis.

“Em 19 meses de campanha, a arrecadação da Room Tax aumentou em 132,53% em relação ao mesmo período anterior sem a realização da campanha. A hotelaria percebeu a importância da contribuição e repassa ao Convention com satisfação, percebendo que os valores retornam para eles em forma de ações de promoção e desenvolvimento do turismo de eventos”, explica Vanessa.

Outro importante número, impacta positivamente a cidade como todo. Os eventos captados para Joinville nos últimos dois anos, com apoio do Convention, movimentaram cerca de R$ 15 milhões, beneficiando diferentes segmentos do setor.

Além do foco no desenvolvimento econômico, o Joinville Convention também direciona seu trabalho à valorização dos parceiros e agentes do setor. Em uma ação inédita, criou em 2018 o Prêmio Juarez Machado de Turismo com o objetivo de reconhecer a atuação de profissionais e instituições que trabalham pela consolidação da cidade como destino turístico de negócios e eventos. Em 2019, foi realizada a segunda edição do evento.

No que diz respeito a capacitação e networking, o CVB Talks é aguardado por associados, empresas e profissionais do setor. A novidade idealizada pelo Convention traz para Joinville personalidades do turismo nacional e internacional para debater com o trade local diferentes e atuais temas do setor.

Em suas três edições, o CVB Talks recebeu ícones como Chieko Aoki, fundadora da rede Blue Tree; Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR); e o fundador da CVC Viagens, Guilherme Paulus.

A Rodada de Negócios, por sua vez, consolidou-se como importante oportunidade para potencializar negócios entre empresas e prestadores de serviços do setor de turismo e eventos. As duas últimas edições do evento, em 2018 e 2019, geraram 586 agendas entre as empresas participantes.

Já no quesito comunicação e promoção, a atual gestão do Convention deixa como legado a produção do novo vídeo de promoção de Joinville, utilizado como ferramenta de divulgação da cidade; bem como a criação da nova marca da entidade, mais moderna e versátil, nas versões institucional e visitors.

O futuro

Após cumprir sua jornada como presidente do Joinville Convention, Vanessa Venzke Falk acredita na continuidade do fortalecimento da entidade, da mesma forma que vislumbra cenário positivo para o setor de turismo de eventos e lazer da cidade.

Mas, para isso, o trabalho deve continuar norteado por conceitos como dinamismo e inovação: “Os desafios são tornar o Convention cada vez mais representativo na captação de eventos, captar novos parceiros e pensar em estratégias inovadoras nesse mercado que não para de crescer, sempre em prol do desenvolvimento turístico da nossa cidade e região”.


E a presidente conclui: “Percebemos que os eventos estão mudando seus formatos e precisamos estar conectados, ajudando nossos associados a pensar com criatividade e sustentabilidade, trabalhando com essa nova onda que está vindo”.

Números 2018/2020

Confira alguns números e resultados do Joinville Convention, obtidos em suas duas últimas gestões, nos períodos 2018/2019 e 2019/2020:

– 132,5% de aumento na arrecadação da Room Tax com a campanha de incentivo

– 4,5% de crescimento no número de associados

– 586 agendas geradas em 02 Rodadas de Negócios (2018 e 2019)

– 17 eventos captados para Joinville

– 17 eventos realizados para os associados

– 29 visitas de inspeção de entidades nacionais e internacionais à Joinville

– 25 viagens promocionais de Joinville e de prospecção de eventos

– 15 treinamentos da campanha Room Tax, para as equipes da hotelaria

– 324 eventos pesquisados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *