CIDADES DA REGIÃO

São Francisco do Sul 

A terceira localidade mais antiga do Brasil encanta pelo seu Centro Histórico, com rico patrimônio urbanístico e arquitetônico tomado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, e pelas belas praias que encantam a todos os gostos, desde os que procuram esportes radicais, até os que preferem a tranquilidade de contemplar a paisagem.  

Entre os belos balneários da querida “São Chico”, estão a Praia do Ervino, Praia Grande, Praia da Saudade (Prainha), Praia da Enseada, Praia de Ubatuba, Praia de Itaguaçu, Praia do Forte, Praia do Capri e Praia do Molhe, além de cachoeiras que completam o cenário paradisíaco.  

Mais informações no site www.visitesaofranciscodosul.com.br 

São Bento do Sul 

São Bento do Sul descobriu na transformação da madeira a sua vocação. De oficinas totalmente artesanais no início do século, à tecnologia de ponta hoje utilizada, os móveis de São Bento do Sul são reconhecidos internacionalmente por sua beleza e qualidade. 

“Cidade da Música” e “Cidade do Folclore” são alguns dos slogans culturais de São Bento do Sul, que mantém grupos folclóricos, cujas danças demonstram a pureza da tradição de diferentes regiões da Europa.  

Na gastronomia, além dos pratos típicos alemães (eisbeinkassler, repolho azedo, purê de batatas e café colonial) e poloneses (piroguialusqui, pernil e chucrute com costelinha), destacam-se as bolachas pintadas a mão, o chocolate tradicional e os embutidos. 

Mais informações no site http://www.turismoemsaobento.sc.gov.br. 

Campo Alegre 

Campo Alegre é uma pequena e charmosa cidade localizada em meio às campinas e vales no Norte de Santa Catarina, ligando o litoral ao clima serrano, ao longo da formosa e histórica Estrada Imperial Dona Francisca.  

A vida no campo em meio a uma beleza natural e exuberante encanta os turistas com o aconchego de seus antigos casarões, produtos coloniais, artesanato e saborosa comida caseira em fogão à lenha.  

Também é o destino certo para os amantes da natureza e apreciadores de esportes de aventura. Campo Alegre surpreende com recantos naturais, montanhas e trilhas ecológicas, o cenário perfeito para a prática de esportes radicais, off-road, montanhismo, cicloturismo, voo livre e diversos atrativos 

Mais informações no site https://turismo.campoalegre.sc.gov.br. 

Rio Negrinho 

Rio Negrinho tem o cenário perfeito para quem procura por uma cidade para curtir momentos de paz, tranquilidade e descanso.  

A menos de cinco quilômetros do centro da cidade é possível entrar em contato direto com a natureza, com cenários que incluem belas cachoeiras, cavernas, matas, águas límpidas, animais nos pastos e, ainda, locais para a prática de esportes radicais.  

Mais informações no site https://www.rionegrinho.sc.gov.br/turismo 

Garuva 

É a primeira cidade do Estado de Santa Catarina, sentido Norte/Sul. Está localizada ao lado da BR-101 e da SC-415, entre as cidades de Curitiba (PR), ao norte, e Joinville (SC), ao sul.  

Com grande quantidade de rios, recebe o título de “Paraíso das Águas”. Entre seus principais atrativos estão cachoeiras e cascatas, rios e corredeiras, trilhas, aprendizagem e vivências, passeios e aventura.  

Mais informações no site www.turismo.garuva.sc.gov.br .  

Itapoá 

A base econômica do município é o turismo de praia e sol, onde a costa itapoaense proporciona aos turistas 100% de balneabilidade, com águas límpidas, quentes e areia branca; ideais para famílias com crianças e também proporciona boas condições para a prática de esportes náuticos como o surfe, o windsurfe, moto náutica e barcos a vela, além da pesca esportiva. 

Itapoá ainda é de sede de um porto inovador que segue tendências modernas. A escolha deve-se ao seu calado natural de 16 metros, característica que possibilita ao Porto receber adequadamente navios de grande porte. 

Mais informações no site : https://turismo.itapoa.sc.gov.br/

Barra Velha 

A beleza das suas praias, a infraestrutura e localização privilegiada fazem e Barra Velha um balneário disputado por veranistas.  

Está ao lado da rodovia BR-101, a 45 Km de Balneário Camboriú, 50 km de Joinville, 65 km de Jaraguá do Sul e Blumenau e 139 km de Florianópolis.  

São sete praias em mais de 20 km de orla: Península, Tabuleiro, do Sol (Pedras Negras), Pedras Brancas, do Grant, do Cerro e Central.  

As do Tabuleiro e do Sol são as preferidas pelos surfistas. Já a Praia do Grant foi antigo refúgio de piratas e a da Península e é utilizada para movimentadas gincanas de pesca de arremesso.  

Outro atrativo natural é a Lagoa de Barra Velha, com 6 km de extensão, paralela ao mar e propícia para esportes aquáticos. A Barra da Lagoa, encontro do Rio Itapocu com o mar, é um lugar ideal para a pesca. 

Mais informações no site http://www.conhecabarravelha.com.br 

Credito: Prefeitura Municipal de Barra Velha

Araquari 

Oferece algumas opções para o visitante conhecer e apreciar. Entre os mais conhecidos e tradicionais, está o Santuário Senhor Bom Jesus, no centro da cidade, que é um local de turismo religioso.  

Outros atrativos de Araquari são o Salto da Guamiranga, o Rio Parati, a Ponte Pêncil da Barra do Itapocu e a Praia da Barra do Itapocu, além da réplica da Nau do Descobrimento do Brasil, às margens da BR-101, no bairro Rainha  

Mais informações no site https://www.araquari.sc.gov.br/pontos-turisticos. 

Penha 

A cidade de Penha é o cenário ideal para momentos de lazer, diversão e descanso. Localizado no litoral norte de Santa Catarina conta com 19 belíssimas praias e é sede de um dos maiores parque multitemático do mundo, o Beto Carrero World. Além do turismo, a pesca e a maricultura são outras duas vertentes da atividade economica do município. Devido a importância da maricultura, a cidade realiza anualmente a Festa Nacional do Marisco.


Mais informações no site: https://turismo.penha.sc.gov.br/