Com intuito de apresentar suas ações, o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau lança nesta terça-feira (27), na presença de seus associados, o Relatório de Atividades 2017.
Assim como o novo material promocional para captação de eventos, elaborado com parceria do IELUSC, o relatório será apresentado durante a Asssembleia Geral Extraordinária, na sede da entidade.
Para a presidente Rosi Dedekind, ao longo dos 20 anos da entidade, a sinergia entre os associados e diversos parceiros foi fundamental para que o Convention atingisse suas inúmeras conquistas.
“Os novos eventos captados para Joinville, as diversas oportunidades de profissionais capacitados, a nova realidade da cobrança do ISS para promotores de eventos, a realização do Seminário MICE SC, são demonstrações de que estamos no caminho certo”, elenca a presidente.
O relatório, também disponível em formato digital, está dividido em cinco áreas: Mercado, Institucional, Infraestrutura/ Legislação, Visitors e Financeiro/Operacional.
Entre as atividades realizadas no âmbito de Mercado, a entidade confirmou 14 novos eventos neste ano previstos para acontecer até 2022, sendo um internacional, quatro nacionais, dois sul-brasileiros e sete estaduais. A estimativa é de que o número de participantes, somente nestes eventos, chegue a 9.400 pessoas, com impacto econômico local de R$ 7,4 milhões.
A Rodada de Negócios, principal evento realizado pelo Convention, oportunizou 325 agendas ao reunir 22 âncoras, neste caso empresas e organizadores de eventos, e 40 fornecedores associados.
Outra novidade ficou por conta da organização do Seminário MICE SC, realizado em agosto, que reuniu público de 250 pessoas entre gestores, operadores e agentes de turismo, associados de Convention & Visitors Bureaux, empresas de serviço de apoio, organizadores de eventos e autoridades de Santa Catarina. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo, Negócios e Eventos, teve como foco a inovação para incrementar o turismo de negócios e eventos.
Na questão Institucional, a entidade reafirmou a parceria com seus associados, além da aproximação com importantes entidades do setor como Santa Catarina Convention Bureaux, Unedestinos, Santur e Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte e a própria Embratur. O Joinville CVB recebeu uma homenagem na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e na Câmara de Vereadores de Joinville em reconhecimento aos serviços prestados durante seus 20 anos da entidade.
O Convention Bureau também se envolveu na discussão a respeito da lei de transporte turístico e da alíquota de ISS, que possibilitou a redução de 5% para 2% para promotores de enventos.
O Joinville CVB fecha o ano com 109 associados, tendo 19 novas adesões em 2017. Foram realizados 13 treinamentos de Room Tax com o objetivo de garantir a geração de receita para contribuir com o desenvolvimento das ações propostas pela entidade.
Em 2018, a entidade dá continuidade as suas atividades focada no fortalecimento do setor, ao lado de seus associados, a fim de incrementar o cenário econômico regional por meio do fomento à captação de eventos.