De 22 a 31 de março, Joinville vai se transformar na capital dos patins ao sediar o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística, que acontecerá no Centreventos Cau Hansen.
Durante o evento, serão realizadas cerca de 1,5 mil apresentações, com a participação de aproximadamente 800 atletas divididos na Classe Nacional (7 a 30 anos) e Classe Internacional (elite do esporte entre 10 e 21 anos), vindos de diversos estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal.
De acordo com a presidente da Federação Catarinense de Patinação, Fernanda Pereira Giraldi, em nível mundial, a modalidade esportiva passa por grande transformação em seu sistema de julgamento e o campeonato que acontecerá em Joinville marcará o início dessa mudança.
“A partir desse evento o sistema de avaliação será semelhante ao sistema de patinação no gelo, onde as partes artística e coreográfica passam a ter grande valorização. Tudo isso com o objetivo de que o nosso esporte arte passe a ter mais visibilidade e oportunidades”, explica Fernanda.
Após vinte anos, quando sediou outro evento nacional de patinação, Joinville voltou a conquistar o segmento pelo conjunto de atributos que a cidade oferece como destino na área de eventos.
“Joinville foi escolhida a sede do Campeonato Brasileira de Patinação Artística por diversos motivos: por ser a Capital Nacional da Dança, pela localização, pelo espaço da quadra (do Centreventos Cau Hansen), pela rede hoteleira e pelo fácil acesso (aeroportos). Como também sediaremos o Campeonato Sul-Americano (já confirmado para o próximo mês de abril), Joinville está localizada no eixo mais próximo aos países da América do Sul”, afirmou a presidente.
O Campeonato Brasileiro de Patinação Artística é realizado pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação, Federação Catarinense de Patinação Artística, com apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) e do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.