O ano de 2018 foi de números positivos para o setor de turismo de negócios e eventos em Joinville. Durante o período, a cidade sediou 14 relevantes eventos que contaram com a articulação e o apoio do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JCVB).
Juntos, movimentaram diretamente pelos participantes cerca de R$ 11,5 milhões e impulsionaram toda a cadeia produtiva contribuindo para a consolidar a cidade como destino de referência no segmento. Isso sem considerar a movimentação gerada pela organização do evento que inclui deste a contratação do local e todos os demais serviços necessários para que o evento seja colocado de pé.
De acordo com a presidente do JCVB, Vanessa Venzke Falk, o bom desempenho reflete as estratégias traçadas pela entidade que, ao longo do ano, executou ações inovadoras e efetivas: “Nossa entidade trouxe uma nova dinâmica para o setor e para todos os atores que se beneficiam direta ou indiretamente da indústria do turismo de eventos. Com isso, estamos contribuindo de forma inquestionável para a construção da nova Joinville”.
Entre as iniciativas realizadas pelo JCVB, em 2018, uma das principais foi a criação do Prêmio Juarez Machado de Turismo. A homenagem foi concedida às empresas, personalidades e eventos que mais contribuíram para projetar a cidade nos últimos anos, em níveis nacional e internacional.
Outros aspectos valorizados foram o desenvolvimento de pessoas e a promoção de Joinville como destino. Nesse enfoque, destacam-se as duas edições do CVB Talks, que trouxeram a Joinville personalidades renomadas do setor, como o presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, e o fundador da CVC, Guilherme Paulus; as oficinas gratuitas do programa de capacitação Viva Turismo; além da participação nos principais eventos e feiras de turismo do país.
Resultados concretos também foram obtidos com a Campanha Room Tax, que teve o objetivo de incentivar a arrecadação da taxa junto aos hotéis associados ao Convention. Para a implantação da campanha, a entidade visitou os hotéis associados, realizou treinamentos para os colaboradores, apresentou os benefícios que a contribuição espontânea garante ao setor e, a cada mês, divulgou os estabelecimentos com melhor desempenho na arrecadação.
Os números comprovam a assertividade da ação, conforme explica a presidente do Joinville Convention Bureau: “Entre junho e novembro de 2018, nossa arrecadação de Room Tax cresceu 119,40% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com isso, podemos investir em novas ações para a promoção de Joinville no segmento MICE e na captação de novos eventos”.
Planejamento 2019
Para garantir a manutenção dos resultados, o Convention já traçou seu plano de ação para este ano. O trabalho intensivo para captação de eventos continuará sendo um dos principais focos da entidade.
“Já temos confirmados dez novos eventos que acontecerão até 2022 e que deverão reunir mais de 6,8 mil participantes, movimentando cerca de R$ 8 milhões”, completa Vanessa Venzke Falk.
Reiterando o perfil arrojado da entidade, serão lançadas ações inéditas como o Programa Embaixadores de Eventos de Joinville, que busca identificar representantes de diferentes setores para ajudar a promover o nome de Joinville junto aos demais profissionais da sua área de atuação; e o convite para que líderes e profissionais estratégicos venham conhecer a infraestrutura, os serviços, os benefícios e diferenciais que a cidade oferece para o segmento MICE. Ainda sob o ponto de vista da promoção da cidade, será lançada em março, juntamente com a 12ª Rodada de Negócios, a 2ª edição da Revista “Joinville, o destino do seu evento”.
“Com ações focadas e a sinergia entre equipe, diretoria e associados, o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau comemora os números conquistados e se prepara para mais um ano de muito trabalho e resultados”, conclui a presidente.